Surto de Marburg na Tanzânia

As autoridades sanitárias da Tanzânia confirmaram na terça-feira (21/03/2023) um surto da doença pelo vírus Marburg, um dos mais letais do mundo. No total, são pelo menos oito casos confirmados em cidades do Noroeste e cinco mortes do país africano até o momento.

O vírus de Marburg é responsável por causar uma febre hemorrágica grave denominada de doença do vírus de Marburg e é, muitas vezes, letal. Esta doença é provocada por um vírus da mesma família do Ebola.

O vírus de Marburg é transmitido do morcego Rousettus aegyptiacus para humanos (quando há exposição prolongada ao habitat destes animais), podendo depois ocorrer o contágio entre humanos.

A transmissão entre pessoas ocorre por meio do contato da pele e mucosa com fluídos corpóreos (saliva, sangue, vômito, urina, fezes, suor, leite materno, sêmen) de uma pessoa sintomática infectada ou raramente de um primata não humano. Os seres humanos só são infectantes depois que desenvolvem os sintomas. O período de incubação pode variar entre dois a 21 dias (ou até aos 26 dias).

Os sintomas mais comuns são febre alta, com frio e calafrio, cefaléia intensa, mialgias, náuseas e vômitos, diarréia, cãimbras e dor de garganta.

Por volta do 5 dia, costuma surgir exantema maculo papular principalmente no tronco e hemorragias severas, que costumam evoluir para o óbito do paciente.

Algumas complicações já foram descritas: icterícia, choque, falência hepática, pancreatite, disfunção e falência de múltiplos órgãos, perda de peso severa, delírios, hemorragia severa e orquite.

Deixe um comentário